Porque é que os preços não vão descer já
Quem espera por uma queda para comprar, e quem receia uma queda para vender, faz contas com o mesmo número: o défice de casas. E esse número não se resolve num ano.
É a pergunta por trás de quase todas as decisões de habitação em Portugal: os preços vão descer? A resposta depende menos do sentimento do mês do que de um desequilíbrio estrutural, que se percebe melhor com dois números.
Onze milhões e meio, e casas a menos
No final de 2025, Portugal tinha 11.424.031 habitantes — mais 825 mil do que em 2021, um crescimento de 7,8% em quatro anos sem paralelo recente, segundo o INE. Quase todo por via da imigração: a população estrangeira mais do que duplicou, de 748 mil para 1,6 milhões, e concentra-se nas idades ativas, entre os 25 e os 45 anos. É procura habitacional imediata e autónoma, sobretudo nas áreas metropolitanas e no Algarve.
Do outro lado, a oferta não acompanha. Portugal constrói cerca de 2,4 casas novas por cada mil habitantes, menos de metade da média europeia de 5,1. Em 2025 concluíram-se apenas 26,7 mil fogos. O Banco de Portugal e o Confidencial Imobiliário estimam um défice acumulado na ordem das 290 a 300 mil casas.
Portugal constrói menos de metade da média europeia.
Um choque de procura contra um mercado lento
A habitação é um mercado de reação lenta. Uma casa demora anos a licenciar e a construir, e a procura muda em meses. Quando um choque de procura desta dimensão encontra uma oferta que se move devagar, o efeito prolonga-se — e é isso que sustenta os preços em máximos mesmo com as vendas a arrefecer, como acontece em 2026.
Esperar que uma queda acentuada resolva a equação é, por isso, apostar contra a estrutura do mercado. Os preços já estão a abrandar, com a subida homóloga a passar de 23,4% no final de 2025 para 20,4% em maio, mas um crescimento mais lento continua a ser crescimento.
O que isto muda, consoante o lado da mesa
Para quem compra, adiar à espera de um colapso é uma aposta sem apoio nos dados. Faz mais sentido decidir com o mercado que existe do que com o que se gostaria que existisse — e escolher bem a zona, onde as diferenças são enormes.
Para quem vende, o piso dos preços é estrutural: assenta na falta de casas, não no sentimento do momento. Ainda assim, isso não autoriza pedir qualquer valor — o mercado normaliza, as vendas caem e a margem de negociação está no mínimo, como vimos noutra edição.
Para quem investe, o défice é, ele próprio, a tese: falta habitação, e vai continuar a faltar durante anos.
O que fazer com isto
Nenhum destes números manda comprar ou vender agora. Mostram, isso sim, que a estrutura do mercado não suporta a queda acentuada por que alguns esperam, nem garante a subida sem fim que outros receiam.
Uma decisão sólida em habitação faz-se com os dados certos da zona, da tipologia e do momento, muito antes da manchete do dia.
Receba o Jornal Terrae e leia o mercado antes de decidir, de quinze em quinze dias.
Subscrever a newsletterFontes: INE (Estimativas de População Residente 2025); Banco de Portugal; Confidencial Imobiliário, edição de junho de 2026.
Terrae